SOLUÇO EM RECÉM-NASCIDO

VEJA ALGUMAS SUGESTÕES PARA LIVRAR O BEBÊ DO SOLUÇO

Soluço em recém-nascido é natural, mas pode ser aliviado.Muito comum em bebês , o soluço acontece quando há repetidas inalações bruscas de ar, provocadas por espasmos involuntários do diafragma – o músculo que separa o tórax do abdômen, fundamental no movimento de respiração. Esses espasmos são seguidos pela oclusão rápida das cordas vocais, o que provoca o som característico do soluço.


O soluço, em geral, é provocado por uma irritação no diafragma, quando o estômago encontra-se excessivamente cheio. Isso explica o motivo pelo qual os recém-nascidos, que ainda não controlam bem o processo de alimentação, costumam apresentar soluço logo após a amamentação.

No caso dos adultos, existem alguma técnicas naturais – muita das quais consideradas até um pouco bizarras – para fazer o soluço parar. Prender a respiração e respirar 10 vezes profundamente pela boca, ou até levar um susto, são algumas delas. Seja por efeito psicológico ou alguma fundamentação científica milenar não documentada, o certo é que muitas destas receitas caseiras até funcionam.

 

Controle do soluço em bebês

Já para o caso dos bebês, essas receitas caseiras para a cura do soluço não são recomendadas. Apesar de ser comum o bebê apresentar alguns soluço nos primeiro meses de vida, é tão desconfortável para eles quanto é para os adultos. 
No caso de soluço em bebês, o importante é os pais observarem as crianças, para tentar identificar em quais situações o soluço aparece e confirmar se está dentro da normalidade. Seguem algumas sugestões de como eliminar o soluço em recém-nascidos.

Hora de mamar. Veja se o bebê está perto da hora de mamar. Só o fato de o diafragma do recém-nascido ainda não estar plenamente desenvolvido pode gerar  o soluço. Ao mamar, o estímulo da sucção bloqueia esse reflexo;

Hora de parar de mamar. Sim, os bebês são ainda muito sensíveis e mamar dá conforto psicológico. Por isso nem sempre a criança para de mamar depois que matou a fome. Então, cabe aos pais observarem se a criança já se alimentou o suficiente, para evitar o estômago cheio, também causador de soluço;
 
Colocar a criança na posição vertical. Essa técnica é boa quando o soluço é causado principalmente por ingestão de ar durante a mamada - ou por estômago cheio;

Aqueça o bebê. O frio também é um fator desencadeante de soluço. Mantenha o bebê sempre bem agasalhado, ou vestido de acordo com a  temperatura ambiente, longe de correntes de ar;

Nada de susto! Muita gente acha que sacudir o bebê, a fim de assustá-lo, pode acabar com o soluço. Não faça isso de forma alguma. Recém-nascidos têm musculatura e ossatura ainda em formação. Movimentos bruscos podem gerar traumas.

Atenção: caso o soluço se repita ininterruptamente, mesmo após ter passado tempo suficiente para  a digestão, o pediatra deve ser consultado. Principalmente se o bebê passar a noite soluçando.

Deixe seu comentário ou sugestão e compartilhe nas redes sociais.


*Fonte: A Revista da mulher 

Comentários

Postagens mais visitadas